Abrangência geográfica
É a cobertura geográfica ou cobertura de sinal ao alcance gerado pelo sinal da emissora. Nesse contexto está o “Mercado de TV” que são as áreas geográficas, onde os sinais das emissoras se subdividem para que o anunciante tenha a opção de veicular apenas onde lhe interessa. Assim, no interior de São Paulo a Globo tem 12 mercados de TV e o SBT tem 8, dada um deles tem sua cidade que é a sede dos municípios ao redor. A TV Integração afiliada da Rede Globo que tem sua sede em Uberlândia é um exemplo para a região do Triângulo Mineiro e parte do Centro Oeste mineiro, porque ela abrange vários municípios do interior de Minas Gerais. Cada emissora tem seus critérios de quantos e quais municípios devem constituir ser sua abrangência geográfica.
Audiência
Entende-se por audiência um conjunto de pessoas que estão assistindo a determinado programa de TV. Ele pode ser calculado para as pessoas ou domicílios. A audiência domiciliar o cálculo mais comum de se fazer os cálculos é o da audiência com base nos domicílios e nas pessoas. Por exemplo, pegamos um total de cinco casas e naquele momento da pesquisa, as casas 1 e 2 estão ligadas na emissora B. Não importa que a casa 1 tenha três televisores, dois sintonizados na emissora A e um na B. O importante é que pelo menos um deles esteja sintonizado na emissora B naquele momento. Assim, são duas casas num total de cinco, o que significa, que 4% das casas estão sintonizados na emissora B. Enfim, a audiência domiciliar para a emissora B é de 40 pontos de audiência.
Audiências de TV
Audiências de TV no Brasil é um tema muito comentado no meio jornalístico, publicitário e também palas pessoas comuns, ou melhor, pelos telespectadores. No final da década de 60 só o IBOPE trabalhava com esse tipo de pesquisa, que era o método flagrante, onde os entrevistadores batiam de porta em porta perguntando em qual emissora seu televisor estava ligado naquele momento. Devido à dificuldade de entrar em condomínios de classe alta e também quando chovia forte, a solução foi fazer a pesquisa via telefone para completar a cota de entrevistas.
E por falar em IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística - é uma empresa que existe a 58 anos e vem se destacando entre as mais importantes da América Latina e é reconhecida globalmente, por ter credibilidade quando o assunto é audiência. Sua confiabilidade de dados é devido aos investimentos em desenvolvimento tecnológico e metodológico que vem aliado a um rígido controle de qualidade de qualidade, garante que sua pesquisa seja aceita no mercado.
A cada ano que passa o IBOPE se renova e hoje é possível coletar os mais diversos tipos de informações sobre audiência na TV, como por exemplo, o tempo médio que o telespectador passa assistindo TV, frequência, exclusividade, audiência total do gênero, audiência entre um programa e outro na sequência da programação e muito mais.
A disputa pela audiência na TV está cada vez mais acirrada entre as emissoras e também pelo público que se encontra mais interessado em acompanhar os índices das principais emissoras, que vivem competindo, para ver quem é a líder naquele momento. E com uma aparelhagem super sofisticada é possível medir a audiência em tempo real, através de um software especial TCI – Terminal Cliente Ibope – que é um serviço prestado na Grande São Paulo em tempo real, 24 horas por dia, para as emissoras de TV e algumas grandes agências. Essa audiência é enviada pela internet ou uma linha telefônica de minuto em minuto e podem ser recebidas em qualquer computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário