Por Neide Cristina
A comissão de agência é uma atividade econômica publicitária, que é regida pala Lei nº 4.680/66, que tem sua regulamentação aprovada pelo Decreto nº 57.690/66. A comissão de agência é fixada em 20% a que a agência tem direito pela lei já citada, sobre o valor das veiculações, que é o desconto padrão, e dessa forma a agência recebe o valor bruto do cliente, fica com o desconto que o veículo deverá lhe conceder que é obrigatório e pago o líquido ao veículo. E dos 20% de comissão a agência ela pode transferir no máximo 5% ao cliente.
Além dessa comissão de 20%, existe também a possibilidade de cobrar taxas (fees) específicas para serviços especiais, como uma comissão sobre serviços prestados a terceiros e por fim, as agências também recebem algumas bonificações dos veículos, que são decorrentes da quantidade e qualidade dos anúncios que é por meio do BV (Bônus sobre Volume). O BV é o pagamento de um bônus às agências, que é concedido semestral ou anual pelo volume global de veiculação de anúncios, que soma os gastos com campanhas de todos os clientes da agência. Há quem diga que é inconveniente esse sistema, mas há os que defendem a contrariar a legalidade tanto do desconto padrão quanto do BV. Caso houvesse invalidação desses institutos, isso acarretaria mudanças radicais no mercado publicitário
Para abalar a concorrência é preciso abordar um plano de mídia. E o que é um plano de mídia? É uma técnica publicitária que estuda e que indica a utilização dos melhores meios, veículos, formatos, formatos, volumes e posições para veicular as mensagens publicitárias. Parece ser uma missão fácil pelo fato de termos o plano desenhado, porém requer alguns cuidados em sua execução, como por exemplo, pensar como cliente e apresentar-lhe de forma que não deixe dúvida sobre o andamento da campanha, estratégias, táticas, objetivos, controles, execução e mensuração dos resultados.
Para desenvolver um conceito criativo da campanha e evitar conhecidências, algumas informações de criação sobre a concorrência é suma importância, como argumentação na resposta, linha criativa, conceito, comunicação e os meios utilizados.
Para fazer um relatório de mídia sobre a concorrência com base nas veiculações feitas na TV, jornal, rádio, vias públicas, metro, revistas, outdoor e outras o Ibope Mídia precisa levantar duas informações de mídia para facilitar que agência faça uma completa análise de concorrência. Seria um relatório feito num período de doze meses com a quantidade de anúncios e gastos com publicidade, indicando a parte de voz (SOV) e as despesas (SOS) para cada produto ou empresa que participar da concorrência.
isso e um absurdo!! 20% de cu é rola
ResponderExcluirvish,,, vai anunciar com amador então!
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