Por Neide Cristina
Em se tratando de concorrência ou análise de concorrência, é preciso ter atenção na elaboração do Plano de Mídia, pois é através do Plano que se faz toda a análise detalhada da utilização dos meios (veiculação) dos concorrentes.
E para trabalhar com dados confiáveis, é necessário que se faça um levantamento sobre todos os mercados em que as principais marcas concorrentes estejam sendo veiculadas, observando os horários da TV e do rádio, quais as revistas, e desta forma usar a melhor tática para que o Plano seja realmente bem executado.
A análise da concorrência é feita sobre dois levantamentos de informações, que é a criação e a mídia, pois estas serão utilizadas pelas campanhas. A criação é a parte que desenvolve o conceito criativo da campanha e evita que aconteça coincidências involuntárias por parte dos concorrentes, e prepara também argumentos e respostas para tal. Com base nas veiculações pelas mídias, o Ibope mídia levanta dois tipos de informações de mídia fazendo com que a agência faça uma compreensível análise da concorrência: “SOS também chamado share of spending”, que são as despesas (investimentos ou verbas) e GRP, que é o somatório de audiências da campanha publicitária.
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