segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Briefing


Por Neide Cristina

Briefing nada mais é que a passagem de informação de uma pessoa para outra, e dessa forma parece fácil. Quando a propaganda tem um papel simples e até pequeno, no plano de marketing, o briefing não apresenta problemas, mas quando a propaganda é o ponto principal, no caso do marketing de produtos de consumo doméstico ou mesmo o lançamento de um produto em larga escala, o briefing correto torna-se muito importante. E para escrever um bom briefing é preciso certa experiência, não somente preencher um formulário com os dados do cliente e da peça a ser produzida, mas também pesquisar, refletir e negociar. Para ter certeza de que o briefing irá atender suas reais necessidades é preciso fazer pequenas pesquisas, navegar pelos websites da concorrência e anotar tudo que estão fazendo de bom ou de ruim é o primeiro passo para definir o diferencial competitivo. O público alvo não pode ser deixado de lado, parece óbvio, mas nunca se sabe com certeza qual o grupo de pessoas irão se interessar pelo serviço que será disponibilizado.
Enfim, para elaborar um briefing, não se pode esquecer-se de coletar dados importantes e que fazem a diferença para o desenvolvimento de uma campanha de sucesso. E nessa elaboração, não se pode mesmo esquecer o histórico da empresa/produto; problema de marketing; objetivo da pesquisa; padrão de ação; áreas de investigação; público alvo; áreas geográficas; material anexo e limitações de prazo e custo. Há casos em que o briefing será passado verbalmente por algum motivo, mesmo que isso aconteça a agência deverá se manter profissional e apresentar o seu melhor serviço de mídia ao cliente.

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